Campanha Madeira com Gelo

 

Campanha Vinho Madeira com Gelo
 
 
 
 
A Secretaria Regional do Ambiente e de Recursos Naturais através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira lança a Campanha de Verão Vinho Madeira 2009 sob o slogan “Madeira com Gelo” direccionada para o mercado regional (residentes e turistas), em parceria com Empresas Produtoras e Exportadoras de Vinho Madeira e com o apoio de 5 bares referência da noite madeirense.
 
1.Objectivos da campanha
i) Divulgar de uma forma simples, agradável e fresca o consumo de Vinho Madeira, ao longo de todo o ano mas em particular na época estival.
ii) Promover o “Madeira com Gelo” como bebida de referência no segmento das bebidas alcoólicas no mercado regional;
iii) Promover a notoriedade do “Madeira com Gelo” fomentando a associação do seu consumo a um estilo de vida contemporâneo.
iiii) Aumentar o consumo de Vinho Madeira, na Madeira ao longo do Verão.
 
 
2.Mensagem
A imagem da campanha é centrada no produto que é apresentado de uma forma fresca realçada pelo estilo clean do layout criado. A leveza da imagem pretende ter um impacto sedutor e directo no consumo.
A garrafa utilizada é de Vinho Madeira Doce, sendo o mais aconselhado para ser acompanhado com gelo e limão. Simples de preparar, é um aperitivo ou digestivo ideal para um encontro entre amigos, seja em casa ou num bar, ou no restaurante.
MADEIRA+GELO+LIMÃO, É DOCE E É FRESCO
 
4.Público-alvo
O público-alvo desta campanhasão todos os madeirenses e os turistas que nos visitam.
i) Madeirenses - A campanha é dirigida a todos os madeirenses sem excepção, mas é de realçar um especial empenho em atrair a atenção de uma geração mais jovem (30 – 45 anos). Nesta faixa etária existe um segmento alargado com um poder económico médio - elevado, que é instruída, e valoriza as referências históricas e valores tradicionais associados ao Vinho Madeira, tendo contudo um estilo de vida mais moderno e contemporâneo;
ii)Turistas - De extractos sócio – económicos médio - alto e faixas etárias variadas.
 
5. Desenvolvimento da Campanha / Mix-Comunicação
Meios de grande divulgação
A campanha será divulgada:
 
i) Nos Mupis - A divulgação da campanha será feita em dois circuitos de mupis no Funchal de 3 a 23 de Junho;
 
ii) Nos Trípticos - Divulgação da campanha de 3 a 30 de Setembro em 5 trípticos localizados:
i) Junto ao Madeira Shopping;
ii) Rotunda dos Viveiros;
iii) Fórum Madeira;
iiii) Praça Amarela;
iiiii) Estrada Monumental - Lido
 
iii) Marketing directo
- Distribuição de postais nos postos de Turismo, Hotéis e bares no qual se divulga os bares aderentes à Campanha de Verão e o horário de prova gratuita do “Madeira com Gelo”.
 
Street Action – 5 smarts com a imagem alusiva à campanha circularão no Funchal e na zona do Lido, durante cerca de 35 horas, entre os dias 5 e 27 de Junho. Os percursos serão realizados em horários variados, e incluirão passagens frequentes junto dos bares onde o “Madeira com Gelo” estará a ser promovido.
 
 
 
 
Acções de merchandising nos Bares
 
As acções de merchandising a ter lugar nos bares assentará essencialmente na experimentação do “Madeira com Gelo”, como principal forma de estimular o seu consumo. As novas experiências quando são agradáveis geram um efeito multiplicador, passando a mensagem através do chamado Word of mouth – o passar a palavra – a mais poderosa e provavelmente antiga ferramenta de marketing.
Assim, todas as sextas-feiras e sábados, a partir do dia 5 de Junho até o dia 26 do mesmo mês, entre as 24h00 e as 01h00 será oferecido Madeira com gelo nos bares abaixo indicados, exceptuando-se o bar Number 2 que fará a promoção entre as 21h00 e as 22h00.
Cada dia desta acção será dedicado a uma Empresa produtora de Vinho Madeira, conforme tabela abaixo
 
 
 
 
ii) Em cada bar vai estar um expositor próprio com design da Campanha de Verão, 2 promotores, um rapaz e uma rapariga, vestidos de branco com t-shirts alusivas à imagem da campanha, que durante o período de 1 hora, darão a experimentar o Madeira com Gelo;
 
 
iii) O cliente ao provar o “Madeira com Gelo” recebe um flyer numerado e no final da acção (à 1h00) em cada bar aderente, far-se-á um sorteio e os 3 números sorteados receberão 1 camisola com design da campanha.
 
O flyer distribuído nos bares tem uma sugestão gourmet que combina na perfeição com o Madeira com gelo. Trata-se de uma pequena receita de canapé de Salmão Fumado. O objectivo é que a partir da experimentação, o consumo seja feito não só nos bares, on trade, mas também em casa onde cada um pode fazer as suas combinações e brincar com os diferentes sabores, neste caso de pequenas entradas/canapés com as quais o Madeira casa tão bem!
 
8. Mercado Regional – Consumo de Vinho Madeira
 
Em termos de consumo de Vinho Madeira no mercado regional, o total consumido é de cerca de 531.304,25 litros, representando cerca de 3.831.450,42 euros. O mercado regional representa cerca de 25% do total de consumo de Vinho Madeira, assumindo-se como um mercado muito importante para o produto, assim como, é o produto tradicional que maior expressão tem na economia regional.
 

 

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