Vinho Madeira Encerra Acção Promocional no Brasil

 

Terminou hoje, dia 7 de Maio de 2009, a 13ª Edição da Expovinis Brasil, a principal feira de vinhos e bebidas alcoólicas destiladas realizada neste país, encerrando assim o programa promocional que se iniciou no dia 3 de Maio.

Na Expovinis Brasil, o Vinho da Madeira esteve presente com o maior espaço promocional de sempre, num espaço com uma área de 72 m2 e decoração alusiva à paisagem vitícola da Madeira e ao Vinho Madeira.

A afluência ao recinto da feira foi enorme e a intensidade de provas dadas aos visitantes manteve-se sempre num nível de grande intensidade. O Vinho da Madeira, embora não conhecido principalmente pelos visitantes mais jovens, sempre que foi dado à prova agradou muito e manteve um nível de satisfação muito elevado.

Os vinhos transportados especialmente para os eventos promocionais realizados (aproximadamente 250 garrafas) foram basicamente todos gastos, tendo as garrafas que restaram no final sido oferecidas directamente aos visitantes mais interessados.

 

Vinho Madeira no Top Ten dos Vinhos Presentes na Expovinis Brasil

 

O Vinho Madeira mais uma vez vê a sua qualidade reconhecida pelos mercados onde é comercializado. Assim, na categoria “Vinhos Fortificados Doces”, concorrendo com Vinhos do Porto e outros Vinhos Fortificados portugueses e internacionais, o Vinho Madeira Justinos 10 Anos Doce, foi incluído no grupo restrito dos melhores dez vinhos presentes na Expovinis Brasil 2009.

O Júri, composto por especialistas Brasileiros e Internacionais de Vinho, efectuou uma prova cega a mais de 150 vinhos de todo o mundo e foi unânime na escolha do Vinho Madeira como o primeiro na sua categoria.

Este facto vem mais uma vez revelar o enorme potencial do Vinho Madeira do ponto de visita do consumidor, desde que este venha a ter contacto com este vinho.

 

 

Importância do Contacto com Profissionais e Público em Geral

 

As quatro empresas de Vinho Madeira representadas pessoalmente pelos seus quadros superiores (Vinhos Justinho – Júlio Fernandes; Madeira Wine Company – Ricardo Tavares, Henriques & Henriques – Humberto Jardim e Vinhos Barbeito – Bruno Vasconcelos) manifestaram o agrado pela presença nesta acção promocional organizada em parceria com Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, representado por dois membros da sua Direcção, Paulo Rodrigues e Paula Cabaço, bem como pelo enólogo convidado Francisco Albuquerque. Esta foi uma das principais tónicas desta feira, onde os contactos comerciais realizados mostraram-se muito promissores para o futuro do Vinho Madeira neste país de 130 milhões de habitantes, onde o vinho apenas possui um consumo per capita de apenas 2 litros/ano, valor este muito pequeno e revelador de um potencial de crescimento enorme.

 

As Acções Promocionais para além da Expovinis

 

Rio de Janeiro

As acções promocionais do Vinho Madeira não se resumiram à presença na feira. Já no dia 4 de Maio, um almoço degustação para jornalistas, importadores e individualidades ligadas ao sector dos vinhos foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, logo seguido de uma tarde aberta para provas e degustação de Vinho Madeira. Este evento foi um sucesso a avaliar pela afluência no almoço/degustação (mais de 70 pessoas) e qualidade dos convidados presentes que ultrapassou as expectativas da organização, bem como pelo movimento observado na tarde de provas.

 

São Paulo

em São Paulo, no dia 6 de Maio, mais um almoço degustação foi organizado, aqui tendo como particular interesse o facto da refeição/degustação ter sido 100% acompanhada por Vinhos Madeira. A afluência novamente primou pela qualidade dos convidados presentes (mais de 30 pessoas) bem como pela curiosidade que gerou junto dos mesmos. Neste almoço/degustação vários foram os vinhos provados com os pratos que compunham a refeição, tendo Paulo Rodrigues no início explicado o que era o Vinho da Madeira e as suas particularidades e posteriormente, o enólogo convidado, Francisco Albuquerque, explicado um a um os vinhos presentes dignificando muito o evento.

É opinião generalizada dos actuais importadores e empresas que já exportam para este mercado que estas acções foram muito importantes e que é fundamental continuar com as mesmas e aumentar mesmo o seu número, para que o Vinho Madeira recupere a notoriedade que já teve há cerca de 4-5 décadas neste país. No entanto, referem também que hoje já se está muito melhor que há dois, três anos atrás podendo-se encontrar já o Vinho Madeira espalhado por maior número de ponto de venda por todo o Brasil.

 

A Evolução do Mercado Brasileiro

Crescimento de quase 60% de 2007 para 2008

 

Embora seja um mercado ainda de pouca relevância para os valores totais de comercialização do Vinho Madeira, a aposta do sector parece começar a dar sinais positivos para o futuro. Observa-se uma evolução muito positiva nos volumes exportados quando se comparam os dados de 2008 com os de 2007 (+59,20% em volume), surgindo já com grande destaque o Vinho Madeira mais jovem – Vinho Madeira de 3 anos, aliais como é norma corrente na grande maioria dos mercados.

 

ANO 2008 COMERCIALIZAÇÃO VINHO MADEIRA

TOTAL

MERCADO BRASIL

VOLUME

3.415.054,05 Lt

20.916,00 Lt

VALOR

15.621.158,30 €