Vinho Madeira Presente na Foodex 2009 no Japão

 

Pelo quarto ano consecutivo, o Vinho Madeira volta a estar presente na Feira Foodex, que terá lugar  em Tóquio, entre os próximos dias 3 e 6 de Março.

Esta é a mais importante feira do sector dos vinhos e agro-alimentar no Japão, estando o Vinho Madeira representado com um stand de 36m2. Este espaço, disponibilizado gratuitamente pelo IVBAM, com decoração alusiva à história, paisagem e tradições do Vinho Madeira será constituído por 6 balcões que estarão à disposição das cinco empresas produtoras/exportadoras de Vinho Madeira presentes no evento para mostra e degustação dos seus produtos, dois espaços para reuniões com importadores e um espaço reservado de apoio.

 

A coordenar esta acção e em representação do IVBAM estará o seu Presidente, Eng. Paulo Rodrigues. As cinco empresas de Vinho Madeira que se fazem representar neste evento, pelos seus sócios e/ou importadores locais, são as seguintes: Vinhos Justino e Henriques, Filhos, Lda; Vinhos Barbeito-Madeira, Lda.;  Pereira D’ Oliveira - Vinhos, Lda; Henriques & Henriques e HM & Borges.

 

Em países/mercados onde se dá muito valor às relações humanas e principalmente no Japão, onde os negócios obrigam a contactos permanentes e prolongados, é sem dúvida muito importante esta presença do Vinho Madeira na Foodex 2009.

 

Esta aposta promocional no Japão prende-se com a importância deste mercado em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo um mercado com valor acrescentado por litro superior à média.

 

Nos últimos quatro anos o mercado Japonês foi o quarto mercado de exportação de Vinho Madeira, tendo em 2008, registado um volume de exportação de 205.283,70 litros o que representou um rendimento bruto de €1.092.786,88.

Neste mercado o vinho de três anos representa a principal fatia com um volume de comercialização, em 2008, de 193.368,45 litros, seguindo-se, curiosamente o Vinho Madeira de 10 anos com um volume de 6.073,50 litros.

 

Esta acção promocional é financiada dentro do Projecto a três anos IFADP/INGA “Acções de Informação e Promoção a favor de Produtos Agrícolas em Países Terceiros” co-financiado pela União Europeia em 50%, por Portugal em 20% e o restante pela Região,  e que para além do Japão contempla acções promocionais no Brasil, Estados Unidos da América e Canadá.

  • Imprimir