Vinho Madeira em ações promocionais no mercado japonês

 O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), a entidade responsável pela promoção e divulgação do Vinho Madeira, está a realizar hoje, dia 18 de Junho e amanhã, dia 19 de Junho, ações promocionais distintas em Tóquio, Japão, que se destaca desde há muito, como um dos principais mercados de exportação para o Vinho Madeira.

 
A primeira ação promocional do Vinho Madeira, no Restaurante Argento Asami, será composta pela da realização de uma prova aberta e duas masterclass dirigido exclusivamente a profissionais do setor vínico japonês, sendo que os mesmos são orientados por Yoshiko Akehi, autora do livro “The Book of Sherry, Port and Madeira”, a única obra escrita em japonês dedicada a vinhos fortificados e que visitou a Região Demarcada da Madeira em 2012.
 
O programa tem início às 12h00 com a realização de prova aberta que decorreu até as 17 horas e onde os convidados puderam degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira de todas as empresas presentes, sendo que, simultaneamente, decorrem dois masterclass sobre o Vinho Madeira (um às 13 horas e outro às 15 horas), que incluem a apresentação de Região Vitícola da Madeira, com a caraterização das suas especificidades únicas, desde o clima, o solo, o relevo e naturalmente a apresentação das castas que lhe dão origem, após o que se realizará uma prova comentada do Vinho Madeira. 
 
A segunda ação decorrerá amanhã, dia 19 de Junho, das 19 horas às 20 horas, e consistirá num workshop sobre Vinho Madeira, para os alunos da Escola de Vinhos “Caplan”, em Tóquio, orientado igualmente por Yoshiko Akehi, onde serão igualmente abordados diversos temas relevantes para o Vinho Madeira.
 
Estas ações promocionais contam com a presença de dois representantes do IVBAM bem como das empresas: Madeira Wine Company; Vinhos Barbeito; Justinos Madeira Wines; Pereira D’Oliveira e Henriques & Henriques.
 
 
De realçar que o Japão ocupa o primeiro lugar na tabela das exportações, em termos de quantidade, representando um volume de 270.891,00 litros e o segundo lugar em termos de valor, 1.581.881,90 euros, no ano de 2017.
 
A participação nestas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
 
  • Imprimir