VINHO MADEIRA E VINHO DE MESA MADEIRENSE

 

 O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM) em articulação com o sector do Vinho da RAM estará presente num dos maiores eventos vínicos nacionais dirigido aos consumidores, a Feira Encontro com o Vinho e Sabores, que terá lugar entre os dias 8 a 11 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.
 
Os vinhos da Madeira contarão com um espaço expositivo de 8m2, no qual estarão em prova Vinhos DOP Madeira de três empresas produtoras e exportadoras, Henriques & Henriques, Vinhos S.A., Vinhos Barbeito (Madeira), Lda e H.M. Borges, Succrs, Lda. Os Vinhos DOP “Madeirense” estarão representados através do Produtor Duarte Caldeira & Filhos - Seixal Wines, Lda.
 
Esta será a 14ªedição consecutiva desta feira, que é organizada pela Revista de Vinhos e que constitui uma prova única no seu género em Portugal, na qual mais de 350 produtores de vinhos, queijos, presuntos, enchidos e azeites, apresentam os seus produtos aos consumidores e público interessado.
 
Aberta ao público durante o fim-de-semana, terá o dia 11, segunda-feira, exclusivamente dedicado a profissionais: restaurantes, retalhistas, profissionais do sector que irão aproveitar para provar e avaliar muitas das aquisições a fazer durante o próximo ano.
 
A presença do Vinho Madeira em feiras deste tipo é fundamental para a consolidação deste produto no mercado nacional.
 
Em termos económicos o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou, em 2012, cerca de 321.587,70 euros, traduzindo-se em 50.308,20 litros.
 
No que se refere aos Vinhos de Mesa Madeirenses a aposta em Portugal Continental é ainda muito recente, mas estamos crentes que a presença neste tipo de feiras constitui uma mais-valia e um instrumento importante na promoção dos nossos vinhos neste mercado.
 
A participação nesta feira é cofinanciado em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir