“MADEIRA WINE A TASTE OF HISTORY”

 

“Madeira Wine a Taste of History” é o mote das provas e seminários que decorrem esta semana nas cidades de Washington DC e Nova York
 
Hoje, dia 13 de Maio arranca em Washington DC a primeira de 6 ações promocionais a decorrer no mercado americano, ao longo desta semana.
 
Estas acções promovidas pelo Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP - RAM, contam com a presença de 6 empresas exportadoras de Vinho Madeira. A Justino’s Madeira Wines, Henriques & Henriques, Madeira Wine Company/ Blandy’s, Pereira D’Oliveira, Vinhos Barbeito e H.M. Borges, apresentarão no seu todo mais de 40 Vinhos Madeira aos visitantes dos eventos constituídos essencialmente por distribuidores, retalhistas, jornalistas e outros profissionais.
 
Esta será a primeira vaga de ações neste mercado, em 2013, tendo em conta que neste ano prevê-se um novo ciclo de ações promocionais em Outubro próximo, o que constitui um reforço desejado da promoção do Vinho Madeira em cidades americanas.
 
Os eventos desta semana incluirão a realização de duas Provas Abertas, uma em Nova Iorque e outra em Washington DC, onde todas as empresas estarão disponíveis para dar a provar os seus vinhos, ao longo de três horas. A anteceder estas provas abertas, serão realizados os seminários que, tanto em NY como em DC, serão conduzidos pela prestigiada Master of Wine Lisa Granik. Refira-se que Master of Wine é o título máximo de formação ao nível de Vinhos e que apenas existem cerca de 300 Masters of Wine em todo o mundo.
 
Em Nova York, esta profissional, que visitou a Madeira em Janeiro e que é uma incondicional apreciadora de Vinho Madeira, será acompanhada como oradora pelo professor universitário norte-americano David Hanckock, que em 2008 publicou o livro “Oceans of Wine”, obra esta dedicada integralmente ao Vinho Madeira e à sua comercialização e consumo nos Estados Unidos no séc. XVIII.
 
Estes eventos decorrerão em prestigiadas localizações como é o caso das provas em Washington DC, que terão lugar no histórico edifício da Carnige Library. A abertura do evento será feita pelo Embaixador de Portugal em Washington, DC, Dr. Nuno Brito.
 
Para além destas provas para profissionais, serão realizados, tanto em Nova Iorque como em Washington DC, dois seminários para estudantes e consumidores finais. Em NY, na International Wine Center e em Washington, DC, na Capital Wine School, ambos serão conduzidos por profissionais norte-americanos. Relativamente a este aspeto, refira-se que é cada vez mais alargada a rede de proeminentes profissionais norte americanos das áreas dos Vinhos a aprofundar os seus conhecimentos sobre o Vinho Madeira, em parte devido às visitas à Madeira, que têm sido proporcionadas a estes prescritores e educadores de Vinhos.
 
Ao todo, prevê-se que cerca de 450 visitantes comparecem a estes eventos, tratando-se na sua maioria de profissionais.
 
Madeira Wine a taste of history, o mote para estas ações, relaciona-se com a presença do Vinho Madeira nos Estados Unidos, que emerge com grande pujança no séc. XVIII, tornando-se no vinho mais apreciado e consumido nas décadas que antecederam e procederam a Independência daquele país em 1776. Existe uma grande base de documentação e fontes que atestam esta realidade, bem como o facto do Vinho Madeira ser apreciado e mesmo idolatrado pelos pais daquela Nação. Neste sentido, a estratégia promocional do Vinho Madeira neste mercado passa também por realçar esta proximidade emocional à História dos Estados Unidos da América.
 
Os Estados Unidos são um mercado de grande relevância para as exportações deste sector regional, no âmbito do qual o preço médio do Vinho Madeira é elevado e onde o potencial de crescimento e apetência dos consumidores é promissor, tendo, em 2012, crescido 2% em valor.
 
Todas as ações referidas enquadram-se no Programa de Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros, beneficiando de um cofinanciamento de 70%.
 
  • Imprimir