Festa do Vinho Madeira 2012

 

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) promove, à semelhança de anos anteriores várias iniciativas, no âmbito da Festa do Vinho, que visam promover os produtos regionais, com particular destaque para o Vinho Madeira e Vinhos de Mesa Madeirenses. Este ano a novidade será também a associação do Bordado Madeira e Artesanato Regional
 
Vinho Madeira e Vinhos de Mesa Madeirenses para provar e apreciar na Av. Arriaga
 
Entre os dias 30 de Agosto e 2 de Setembro, das 16h00 às 00h00, com o objetivo de promover e dar a conhecer os produtos regionais de qualidade, particularmente do sector vitivinícola, evidenciando a diversidade dos tipos de vinho, junto dos madeirenses e turistas que nos visitam nesta data, a Placa Central da Av. Arriaga (em frente à SRTT) contará com a presença de 10 quiosques e esplanada, que serão dedicados ao Vinho Madeira, aos Vinhos DOP “Madeirense” e IGP Terras “Madeirense”.
As empresas/entidades representadas, que estarão a divulgar os seus produtos, através de provas e/ou venda dos mesmos, serão as seguintes: J. Faria & Filhos, Lda.; Madeira Wine Company, S.A.; Vinhos Barbeito (Madeira), Lda; H.M. Borges Sucrs, Lda.; Duarte Caldeira & Filhos – Seixal Wines Lda; John Paul da Silva; Luis Ferreira e Elsa Ferreira; Quinta do Barbusano; Octavio Ferraz e Associação de Barmens da Madeira.
 
Turistas recebidos com Provas Vinho Madeira, no Aeroporto
 
Nos dias 27 e 30 de Agosto, entre as 15h e as 17h00, os turistas, na sua Chegada ao Aeroporto da Madeira, serão recebidos com provas de Vinho Madeira e promotoras que distribuírão “flyers” alusivos à Festa do Vinho.
 
Bordado Madeira e Artesanato Regional juntam-se à comemorações
 
Como acima referido este ano também será contemplada uma zona dedicada ao Bordado Madeira e ao Artesanato Regional através da criação de uma zona de exposição, venda e ainda formação, relacionadas, com estas áreas artesanais. Esta será uma forma de dinamizar e enriquecer a oferta a visitantes e locais nas placas centrais da Avenida Arriaga, contemplando um olhar sobre outras actividades que tanto caracterizam a nossa ilha e que tal como o sector do Vinho, estão fortemente enraizados nos nossos padrões culturais e sócio-económico.
 
Esta exposição estará igualmente patente entre os dias 30 de Agosto a 2 de Setembro, no horário entre as 11.00 da manhã e 22.00 da noite. Três empresas de Bordado Madeira estarão presentes com exposição dos seus belíssimos produtos, sendo elas a Bordal - Bordados Madeira, António Gomes de Oliveira, Lda e Luís de Sousa, Lda.
Este espaço contará ainda com uma forte presença de artesanato tradicional e contemporâneo através da participação de 8 artesãos que estarão a trabalhar ao vivo e a comercializar os seus produtos. Estarão representadas áreas variadas do Artesanato Regional, desde os tradicionais vimes e botas regionais, passando pelos trabalhos em palha de milho e em madeiras até aos mais contemporâneos trabalhos de bonecas em pano e acessórios de vestuário, colares e ainda de jóias de autor.
 
Ao longo de todos os dias da exposição serão realizados Workshops com uma forte componente prática, com uma duração média de 3horas, sobre as técnicas do Bordado Madeira. As inscrições serão livres e gratuitas e abertas a todos os interessados, constituindo esta, uma oportunidade excelente para visitantes e madeirenses aprenderem alguns dos mais conhecidos pontos utilizados no Bordado Madeira!
 
Nesta zona expositiva será ainda criado um cenário de decoração com peças de Bordado Madeira e Artesanato Regional. “Um jardim envolto em vinhas” será o tema para a decoração onde será dado o destaque ao mobiliário e peças decorativas de Artesanato Regional, demonstrando toda a potencialidade das peças produzidas artesanalmente na Madeira, na elaboração de ambientes de decoração contemporâneos e sofisticados.
 
Com todas estas acções pretende-se acima de tudo valorizar os produtos regionais, que são fruto da experiência do povo madeirense e representam um incontestável contributo para o desenvolvimento da economia e progresso da Madeira.
 
O Vinho Madeira é sem dúvida o centro destas festividades assumindo actualmente um papel predominante do sector com uma comercialização no mercado regional, em 2011, a registar os 479.010,25 litros, representando em valor 3.318.343,73 €.
 
Estas acções promocionais do Vinho Madeira, Vinhos DOP “Madeirense” e IGP Terras “Madeirense”, e Bordado Madeira e Artesanato Regional, inserem-se no âmbito de projecto co-financiado pelo Programa INTERVIR +, cofinanciados a 85%.
 
Vindima 2012
 
Após a auscultação das Associações Representativas dos Agricultores e das Empresas Produtoras de Vinho Madeira, a data de abertura oficial de vindima foi marcada para o próximo dia 27 de Agosto.
 
No entanto, as denominadas “pontas de vindima”, ou seja, as uvas que apresentem as condições mínimas de qualidade, e que por estarem em locais mais quentes ou a cotas mais baixas já se encontrem maduras, poderão ser colhidas e recebidas pelas Empresas Produtoras de Vinho Madeira já a partir da próxima 2ª Feira, dia 20 de Agosto. Para este efeito, devem os Senhores Viticultores contactar as Empresas compradoras de uvas e coordenar a respectiva entrega junto das mesmas.
  • Imprimir