Vinho Madeira reforça aposta promocional na Europa e Japão e Visita de Associação de Sommeliers Brasileiros à Madeira

 

No final do mês de Outubro e do mês seguinte, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto, do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) e em parceria com as empresas do sector, irá iniciar um conjunto de provas de Vinho Madeira direcionadas a profissionais dos seus principais mercados de exportação, nomeadamente França, Reino Unido, Alemanha e Japão.
 
A cidade de Paris marcará o início destas ações promocionais do Vinho Madeira, no dia 22 de Outubro, seguindo-se Londres no dia seguinte e Colonia no dia 25 de Outubro. A última semana do mês de Novembro será reservada às ações no mercado nipónico.
 
Em cada uma destas cidades, será realizada uma Prova Comentada/masterclass e uma Prova Aberta: 
- As provas comentada/masterclass serão conduzidas por prestigiados enólogos dos mercados alvo e dirigidas a  grupos seletos do setor vínico, entre jornalistas, sommelieres, importadores e líderes de opinião. Terão o seu inicio com uma apresentação da Região Vitícola da Madeira, seguindo-se uma caraterização das especificidades do Vinho Madeira e terminando com uma prova de 4 a 8 vinhos das empresas madeirenses presentes nas ações.
- Nas provas abertas, que serão dirigidas a um público mais alargado dentro do setor profissional do vinho, os profissionais inscritos terão a oportunidade de degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira, aprofundar os seus conhecimentos sobre este Vinho único no Mundo e por fim desenvolver relações comerciais, gerando oportunidades de negocio para as empresas de Vinho Madeira presentes nas provas.
 
De referir que no caso especifico de Londres, as provas terão a mais-valia de poder contar com a presença de um Chef madeirense, o Chef Espirito Santo, que irá apresentar a sobremesa vencedora do Concurso regional "Vinho Madeira com Sobremesa" juntamente com outros canapés que combinarão na perfeição com os Vinhos Madeira em prova.
E que as ações no Japão serão ainda complementadas com a realização de workshops em prestigiadas escolas hoteleiras e vínicas daquele pais, procurando assim em formar e informar futuros prescritores, por excelência, do Vinho da Madeira.
 
A aposta promocional nestes países europeus, França, Reino Unido e Alemanha,  prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira, sendo que estes mercados são notoriamente os principais mercados de exportação do Vinho Madeira na Europa. Tendo estes três mercados, cumulativamente, em 2011, registado um volume de exportação de 1.431.058 litros, o equivalente a um rendimento bruto de  cerca de € 5.708.549.
 
 
A aposta promocional no Japão prende-se com a importância deste mercado em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo um mercado com preço médio por litro superior à média. E nos últimos anos, este mercado, juntamente com o mercado norte-americano, tem sido dos primeiros mercado de exportação de Vinho Madeira, fora da União Europeia, tendo em 2011 registado um volume de exportação de 219.485,25 litros, o equivalente a um rendimento bruto de  cerca de € 1.268.665 litros.
 
Madeira recebe comitiva de vinte brasileiros da Associação de Sommeliers do Rio de Janeiro, entre os dias 29 de Agosto e 2 de Setembro. Esta visita que acontece em plena época de vindima é fruto de contatos efetuados pelo IVBAM, aquando das ações promocionais do Vinho Madeira, realizadas na cidade do Rio de Janeiro, em 30 Abril deste ano.
 
Nesta visita à Madeira, para este grupo brasileiro, constituído por alguns sommeliers e provadores experientes, o IVBAM proporcionou ontem um almoço vínico onde os participantes tiveram a oportunidade de degustar iguarias regionais em combinação perfeita com Vinhos Madeira e Vinhos de Mesa Madeirenses.
Do programa desta visita fazem parte visitas a empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, onde este grupo irá tomar conhecimento das especificidades do processo produtivo do Vinho Madeira e terá a oportunidade de degustar vários tipos deste Vinho que tanto identifica a nossa Região .
Espera-se que esta visita se revista de grande eficácia, permitindo assim a formação de novos prescritores, do Vinho Madeira junto do mercado brasileiro. 
 
Todas estas ações inserem-se no Projeto “Plano Promocional de Vinho Madeira”, cofinanciado em 85% fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir