FORTE PRESENÇA DO VINHO MADEIRA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

 

Ao longo das duas próximas semanas o Vinho Madeira será promovido em três cidades dos Estados Unidos da América, nomeadamente em São Francisco, Chicago e Nova Iorque. Estas ações promocionais são da responsabilidade do Instituto do Vinho do Bordado, e do Artesanato da Madeira, I.P. e contam também com a participação de seis empresas do setor do Vinho Madeira.
 
Todas estas ações enquadram-se num programa mais vasto que decorre ao longo de três anos tendo-se iniciado em 2011, e que é baseado numa estratégia diversificada e inovadora de aproximação ao mercado norte-americano e japonês.
 
Assim, e já com inicio a partir de 2ª Feira, serão realizadas nas três cidades acima referidas provas de degustação e provas comentadas dirigidas a profissionais, e ações educativas (workshops) dirigidas a estudantes de Escolas de Hotelaria. Esta vaga intensa de ações de Relações Publicas inclui ainda alguns modelos inovadores como será o caso da realização de uma prova de Vinho Madeira com Queijos na Escola de Queijos de São Francisco e ainda a realização de um Democooking em Nova Iorque, conceito este que prevê a confecção de pratos ao vivo que irão combinar com uma selecção de 6 Vinhos das diferentes empresas. Este evento contará com a presença de um reconhecidos chef norte-americano, de origens portuguesas, o chef Georges Mendes, que em conjunto com uma prestigiada sommelier norte americana, Kimberley Koharki farão a apresentação a cerca de 40 profissionais.
 
O programa é muito intenso e terá início em São Francisco no próximo dia 11 com a realização de uma acção educacional na California Culinary Academy de São Francisco, onde cerca de 70 alunos assistirão a uma apresentação do Vinho Madeira dirigida por Patrick Comiskey, um jornalista e sommelier que visitou recentemente a Madeira. Refira-se que neste tipo de ação os alunos são orientados a confeccionar pratos que façam uma boa combinação com Vinho Madeira.
 No dia seguinte, 12 de Junho, terá lugar uma prova aberta onde se esperam cerca de 100 convidados do circuito profissional, bem como a realização de um Masterclass dirigido a 40 profissionais. Ao fim da tarde terá lugar a já referida prova de Vinho Madeira com Queijos e decorrer na escola de São Francisco. Refira-se que os oradores destas ações serão todos americanos, detentores de currículos proeminentes e grandes apreciadores e embaixadores do Vinho Madeira nos Estados Unidos da América.
 
No dia 14 de Junho arrancarão as ações na cidade de Chicago, com a realização de uma prova aberta e um masterclass dirigido a profissionais, esperando-se a presença de mais de 100 visitantes nas duas ações. No dia seguinte será dada continuidade ao projecto educacional junto dos estudantes de hotelaria que terá lugar na International Culinary School no Illionois Institute of Art. Refira-se apesar de não proporcionarem um retorno imediato, este modelo de workshop tem sido desenvolvidas consistentemente desde há três anos e permitem a divulgação da marca Vinho Madeira e reconhecimento do produto junto de futuros prescritores. O orador das ações em Chicago, Jonh Laloganes, também ele americano e sommelier premiado nos Estados Unidos ao mais alto nível, é grande apreciador e conhecedor do Vinho Madeira.
 
O último destino da comitiva que representa o sector do Vinho Madeira será a cidade de Nova York onde também terá lugar no dia 18 de Junho uma prova aberta e a ação acima referida de Democooking. O programa só estará concluído no dia 19 de Junho com a realização da última ação educacional no Institute of Culinary Education.
 
Em todas as ações acima referidas estarão presentes representantes do Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP e ainda das empresas Justino’s Madeira Wines, Henriques & Henriques, Madeira Wine Company – Blandy’s, Pereira D’Oliveira, Vinhos Barbeito e H.M. Borges.
 
Espera-se que estas ações promocionais promovam o contacto directo entre mais de 500 profissionais e estudantes de hotelaria norte americanos e o Vinho Madeira. Trata de uma intervenção promocional de grande envergadura para o setor e que se vem repetindo ano após ano de forma estruturada permitindo um maior conhecimento (awerness) sobre o Vinho Madeira no, tão vasto, mercado norte-americano.
 
Os Estados Unidos são um mercado de grande relevância para as exportações deste setor regional sendo um mercado onde o preço médio do Vinho Madeira é elevado e onde o potencial de crescimento e apetência dos consumidores é promissor.
 
Todas as ações enquadram-se do Progaram de Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros, sujeitas a um co- financiamento de 70%.
  • Imprimir