Vinho Madeira reforça aposta na Europa, com ações promocionais na Suíça e Dinamarca

 

É já na próxima semana, que a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto, do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) e em parceria com quatro empresas do sector, irá iniciar um conjunto de provas de Vinho Madeira direcionadas aos profissionais do setor vínico suíço e dinamarquês.
 
A cidade de Zurique marcará o início destas ações promocionais do Vinho Madeira, no dia 17 de Abril. A aposta em Zurique surge no seguimento do sucesso obtido, em novembro último, com a realização de provas de Vinho Madeira nesta cidade. Para este ano o IVBAM propõe uma proposta arrojada, apresentando diferentes combinações de Vinho Madeira com Chocolate Suíço. Pretende-se assim conjugar dois produtos nobres e de referência mundial, que irão com certeza criar um élan de sabores e experiências únicas!
 
Chocolates com sabores a banana, gengibre, chili, laranja, amêndoas e salvia são algumas das propostas criadas pela Max Chocolatier, para harmonizarem com os diferentes Vinhos Madeira em prova. Esta prova comentada será conduzida pelo conhecido enólogo suíço Hans Babits. Após a prova comentada seguir-se-á a prova aberta onde os profissionais inscritos poderão degustar uma grande variedade de vinhos das 4 empresas presentes na prova.
 
No dia 19 de Abril, a promoção do Vinho Madeira será feita em terras dinamarquesas, mais concretamente na cidade de Copenhaga. Esta será a primeira vez que o IVBAM, em conjunto com as empresas exportadoras de Vinho Madeira, organizará uma prova de Vinho Madeira neste país nórdico. Pretende-se desta forma prestigiar e promover o Vinho Madeira no mercado dinamarquês, atendendo ao elevado poder de consumo e potencial de desenvolvimento deste mercado, apostando na conquista de novos consumidores e fomentando assim novas oportunidades de negócio. A ação terá o seu início com uma prova comentada pelo prestigiado enólogo dinamarquês Mads Jordansen em “parceria” com o reputado crítico de vinhos português, Rui Falcão. À qual se seguirá, à semelhança da ação em Zurique, uma prova aberta.
 
Estas provas são especificamente direcionadas para um público-alvo constituído por profissionais e prescritores tais como profissionais da hotelaria e da restauração, importadores, distribuidores, retalhistas, bem como imprensa especializada.
 
Uma comitiva regional estará presente em todos os eventos, constituída pelos representantes do IVBAM e das quatro empresas que participarão nestas ações, a saber: «Madeira Wine Company, SA», «Henriques & Henriques, Vinhos, SA», «Justino’s Madeira Wines, SA» e «Vinhos Barbeito, Lda».
 
A aposta promocional na Suíça e Dinamarca prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira, sendo que o mercado suíço ocupa o 3º lugar em termos de exportação do Vinho Madeira fora da União Europeia e o mercado dinamarquês ocupa o 7ºlugar na lista de exportações do Vinho Madeira dentro da União Europeia.
 
Todas estas ações inserem-se no Projeto “Plano Promocional de Vinho Madeira”, cofinanciado em 85% fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir