Vinho Madeira na Feira Essência do Vinho 2012”

 

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM) à semelhança de anos anteriores, está presente na feira Essência do Vinho 2012, em representação do sector do Vinho Madeira.
 
Esta 9ª edição da Feira Essência do Vinho, destinada a profissionais do sector e público em geral, teve o seu início ontem, dia 16 de Fevereiro, e terminará no próximo dia 19 de Fevereiro. Esta feira realiza-se, como habitualmente, no Palácio da Bolsa no Porto e conta com a presença de 350 produtores de vinho , nacionais e estrangeiros, com acções paralelascomo provas temáticas e comentadas de vinho, harmonizações entre vinhos e gastronomia e wine talks.
 
No evento estão mais de 3.000 vinhos em prova, de entre os quais 20 tipos de Vinho Madeira das empresas exportadoras: Madeira Wine Company, S.A., Henriques & Henriques, Vinhos S.A., Vinhos Barbeito (Madeira), Lda., H. M. Borges, Succrs., Lda., Justino’s – Madeira Wines, S.A. e Pereira d’Oliveira (Vinhos), Lda.
Em representação do Instituto está Paula Cabaço, Presidente do IVBAM e Bárbara Spínola, da Divisão de Promoção.
 
A presença do Vinho Madeira em feiras deste tipo é fundamental para a sedimentação do nosso produto no mercado nacional, junto do consumidor final.
 
Em termos económicos o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou, em 2011, cerca de 296.726,10 euros, traduzindo-se em 47.625,30 litros. O Vinho Madeira mais consumido em Portugal Continental, em 2011, foi do tipo doce, com 121.703,97 litros.
 
A participação nesta feira é co-financiado em 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir