Mais de 400 americanos estiveram em Outubro nas Provas e Workshops de Vinho Madeira em S. Francisco e Nova York!

 Em Outubro iniciou-se um novo ciclo de acções de promoção e divulgação de Vinho Madeira no mercado americano.
 
Deixamos aqui testemunhos de todas as acções que acolheram cerca de 400 pessoas entre as quais jornalistas, distribuidores, retalhistas e ainda estudantes de hotelaria, e que tão bem acolheram o Vinho Madeira!
 
Ao longo de uma semana tiveram lugar Provas, Masterclasses, Almoços Vínicos e Workshops de Vinho Madeira nas cidades de São Francisco e Nova York. Estas foram as primeiras de muitas acções, que irão decorrer ao longo dos próximos três anos, neste mercado.
 
 
Uma comitiva regional esteve presente em todos os eventos, constituída pela Engª Paula Cabaço, Presidente do Conselho Directivo do IVBAM, e pelos representantes das 5 empresas que participarão nestas acções, a saber: «Pereira de Oliveira, Lda», «Madeira Wine Company, SA», «Henriques & Henriques, Vinhos, SA», «Justino’s Madeira Wines, SA» e «Vinhos Barbeito, Lda». Fez, igualmente parte desta comitiva o reconhecido Enólogo madeirense Eng. Francisco Albuquerque, que conduziu os masterclass e workshops integrados no programa.
 
A semana iniciou-se no “International Culinary Center” da Califórnia (www.internationalculinarycenter.com), a mais prestigiada Escola de Culinária da Costa Oeste dos Estados Unidos, onde cerca de 60 alunos assistiram a um workshop durante o qual foram provados e comentados Vinhos Madeira em combinação com pratos confeccionados pela própria Escola. No dia 11 de Outubro e ainda em S. Francisco as acções foram dirigidas essencialmente a profissionais ligados ao sector dos vinhos, como importadores, distribuidores, retalhistas, jornalistas e sommeliers que tiveram oportunidade na prova aberta e no masterclass sobre Vinho da Madeira e ainda num almoço vínico.
 
No dia 13 de Outubro, Quinta-Feira, já na Costa Leste, decorreu a Prova de Vinho da Madeira em Nova York, sendo que o programa desta acção iniciou-se com um masterclass sobre Vinho da Madeira, seguido de um excelente almoço vínico em que o menu foi preparado de acordo com os Vinhos Madeira a serem servidos durante a refeição, seguido de Prova Aberta.
 
No dia seguinte, Sexta-Feira, realizou-se, ainda em Nova York, um workshop na prestigiada “Star Career Academy” (www.starcareeracademy.com), dando continuidade ao plano de informação e promoção do Vinho da Madeira junto de estudantes de áreas relacionadas com a hotelaria e a restauração.
 
De referir ainda que no mercado americano o IVBAM, no âmbito do seu Programa de Acções de Informação e Promoção do Vinho da Madeira em Países Terceiros, tem prevista até ao final do ano a realização de outras acções promocionais que incluem a promoção do Vinho Madeira em Restaurantes, Vinotecas e Clubes de Vinhos das cidades de Nova York e São Francisco e ainda o convite de jornalistas para visitar a Região Demarcada da Madeira.
 
O mercado dos Estados Unidos da América representa um dos principais e históricos destinos de comercialização do Vinho da Madeira, que importa, pelo seu potencial de crescimento, desenvolver e trabalhar em concertação de esforços entre os agentes económicos do sector e o IVBAM. No ano 2010, o volume de Vinho da Madeira exportado para este mercado situou-se ligeiramente acima dos 145.000 litros, o que se traduziu num volume de negócios aproximado de 1.130.000,00 €.

 

  • Imprimir