Promoção de Vinho Madeira em Toronto, Montreal e Chicago

No âmbito da permanente promoção fundamental para o Vinho Madeira, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM), em conjunto com as empresas produtoras de Vinho Madeira irão realizar, três acções promocionais no continente Norte Americano entre os dias 6 e 8 de Outubro, duas no Canada e uma nos Estados Unidos da América.

 

Estas acções promocionais serão compostas por almoços vínicos com Vinho Madeira para um público alvo restrito, seguidos de provas abertas já com um âmbito de assistências mais alargado.

 

 

A coordenar esta acção e em representação do IVBAM estará o seu Presidente Paulo Rodrigues, acompanhado pelo enólogo convidado Francisco Albuquerque, eleito em 2006, 2007 e 2008 pelo concurso International Wine Challenge em Londres como Enólogo do Ano na categoria de vinhos fortificados. Este prestigiado enólogo madeirense fará uma apresentação genérica sobre o Vinho Madeira, seguida de prova comentada sobre vinhos seleccionados das várias empresas produtoras, presentes em cada evento.
 
No Canada estarão representadas 3 empresas produtoras de Vinho Madeira: Madeira Wine Company, SA; Vinhos Justino e Henriques, Filhos, Lda. e Henriques & Henriques, Vinhos, S.A;.
 
Em Chicago estarão representadas 4 empresas produtoras de Vinho Madeira: Madeira Wine Company, SA; Vinhos Justino e Henriques, Filhos, Lda; Vinhos Barbeito-Madeira, Lda. e Pereira D’ Oliveira - Vinhos, Lda.
 
Assim, no dia 6 de Outubro, a prova e almoço em Toronto terá lugar no conceituado Clube da Universidade de Toronto. O dia 7 de Outubro será reservado à acção em Montreal e realizar-se-á no Hotel St. Paul, no coração desta cidade.
 
Estas acções promocionais em Toronto e Montreal serão muito semelhantes. Os almoços, realizar-se-ão entre as 12h00 e as 14H00 e incluirão 4 pratos que serão totalmente acompanhados com Vinhos Madeira, sempre comentados antes de serem servidos por Francisco Albuquerque. Em cada refeição estarão 10 vinhos em prova dos 3 produtores participantes. Pelas 15h00, terão início as prova abertas, onde estarão em prova um total de cerca de 20 vinhos, uma media de 7 vinhos por empresa.
 
No dia 8 de Outubro, a promoção do Vinho Madeira estará direccionada para os profissionais norte americanos. Pelas 12h00, o prestigiado Ritz Carlton Hotel acolherá o almoço, que também será inteiramente acompanhado com Vinhos Madeira, novamente comentados por Francisco Albuquerque. Neste almoço serão servidos 10 vinhos dos 4 produtores participantes. A prova aberta contará com 23 vinhos e terá o seu inicio pelas 15h00 terminando pelas 18 horas.
 
Estas acções, para as quais se prevê uma grande adesão, dirigem-se ao meio jornalístico da especialidade, importadores, escanções e sommelieres, bem como pessoas de reconhecida valência na área dos vinhos, sendo a presença confirmada por convite personalizado.
 
Esta aposta promocional nos EUA e Canada, prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo mercados com valor acrescentado por litro superior à média:
- Os EUA, representaram em 2007 um volume de 193.233,00 litros – cerca de 5% do total e um valor de € 1.548.341,76 – cerca de 9% do total;
- O Canada, representou em 2007 um volume de 34.665,00 litros -cerca de 2% do total e um valor de € 274.450,97 – cerca de 2% do total;
 
Estas acções promocionais enquadram-se em termos de financiamento no Projecto “Vinho Madeira – Acções de Informação e Promoção a favor de Produtos Agrícolas em Países Terceiros” financiado por Fundos Comunitários (Programa Acções de Informação e Promoção do Vinho Madeira em Países Terceiros) e Nacionais a 70%, sendo os restantes 30% provenientes do 0rçamento da Região Autónoma da Madeira.
  • Imprimir