Vinho e Bordado Madeira promovem-se no mercado nacional

 

Dando continuidade à estratégia promocional do Vinho e do Bordado Madeira, definida pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), estes dois produtos emblemáticos da Madeira irão marcar presença no território nacional durante esta semana.
 
Entre os dias 21 e 23 de Fevereiro, decorrerá no Parque das Nações em Lisboa, a feira SISAB - Salão Internacional do Vinho, do Pescado e Agro-alimentar.
 
Esta é a 16ª edição do evento, sendo já considerado como o "ponto de encontro anual" das maiores empresas portuguesas exportadoras e onde estão presentes importadores de todo o mundo. Cerca de 2500 empresários, entre produtores portugueses e importadores estrangeiros, marcam presença neste evento, para negociarem exclusivamente com produtos portugueses dos sectores alimentar e de bebidas. O SISAB é cada vez mais um evento estratégico na internacionalização das empresas portuguesas que mostram neste evento a qualidade das suas marcas e a excelência dos seus produtos, cada vez mais apreciados no estrangeiro. Está confirmada a presença de empresários de 80 países durante os três dias que decorrerá o evento.
 
Sisab 2011  Stand SISAB 2011
 
O IVBAM, em conjunto com 3 empresas do sector, Madeira Wine Company,  Henriques & Henriques e Justino’s Madeira Wines, irá ocupar um stand com 18m2, onde diariamente promoverá o Vinho Madeira.
 
Este ano e como forma de promover e reforçar a versatilidade e inúmeras opções de consumo do Vinho Madeira serão também promovidas, todos os dias entre as 10h30 e as 12h30 e entre as 15h00 e as 17h00, provas de Vinho Madeira com harmonias de Chocolate Negro da autoria do Chefe Madeirense Carlos Valente. Assim teremos as seguintes combinações:
- Blandy’s Madeira – Alvada – Chocolate Negro 66% pimenta rosa;
- Henriques & Henriques – Bual 10 Anos – Chocolate Negro 50% frutos secos crocantes;
- Justinos Madeira Wines – Malvasia 10 Anos – Chocolate Negro 70% maracujá.
 
O Bordado Madeira estará também presente na feira SISAB através de imagem promocional no stand e exposição de algumas peças de Bordado Madeira.
Entre os dias 23 e 27 de Fevereiro, o IVBAM irá estar presente na Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa (BTL). Esta participação decorre de uma parceria entre o IVBAM e a Secretaria Regional do Turismo e Transportes. O Vinho Madeira tem uma impressionante notoriedade internacional, provavelmente superior ao nome da própria ilha. Um fenómeno histórico que reflecte a pertinência das acções promocionais conjuntas entre este produto e a promoção do destino Madeira, com proveitos óbvios para ambos os sectores.
 
BTL 2011 
Stand BTL 2011
 
O espaço do IVBAM estará integrado no stand da Madeira, sendo completamente dedicado à promoção do Vinho e Bordado Madeira, visando mostrar a importância e a qualidade destes produtos tradicionais de excelência da Madeira, como parte integrante do destino Turístico Madeira.
 
Durante o período da feira, o IVBAM irá apostar em acções diversificadas e que visam a interacção entre o consumidor e o Vinho e o Bordado Madeira.
 
No dia de abertura, pelas 14h00, no auditório do stand da Madeira, Paula Cabaço, presidente do IVBAM, fará uma conferência de apresentação da Região Vitivinícola da Madeira.
Ao longo dos 5 dias de feira, pelas 13h00 será oferecido Madeira com Gelo a todos os visitantes do stand da Madeira. E pelas 17h00 serão promovidas combinações gastronómicas, de autoria de Chefes Madeirenses em harmonia com Vinho Madeira.
 
Os visitantes do stand serão ainda convidados por 2 promotoras, trajadas com fatos alusivos ao Bordado Madeira, a demonstrar os seus conhecimentos do Bordado Madeira. Neste sentido, todos os dias pelas 16h00, as promotoras mostrarão vários tipos de pontos de Bordado Madeira e os visitantes tentarão a sua sorte, sendo presenteados com uma amostra de Bordado Madeira aqueles que acertarem no nome correcto dos pontos.
Em termos económicos o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou em 2010 cerca de 395.387,76 euros, traduzindo-se em 60.422,30 litros.
A comitiva do IVBAM presente nestes dois eventos é constituída por Paula Cabaço, Presidente do Conselho Directivo, e Noélia Palma e Rita Bernardo, dos Serviços de Promoção.
A participação nestas acções é co-financiada em cerca de 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir