Vinho Madeira em Valencia

 

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. em articulação com o sector do Vinho Madeira dá mais um passo na estratégia de internacionalização e consolidação da marca Vinho Madeira, desta vez no mercado espanhol, promovendo uma prova de Vinho Madeira no dia 7 de Fevereiro no El Corte Inglês de Valência, Espanha.
 
Esta prova teve lugar na sequência do convite da Escola de Enologia de Valência para que o Vinho Madeira fosse integrado numa acção vínica a decorrer no El Corte Inglês daquela cidade. O sector aceitou este desafio, que é considerado particularmente atractivo, tratando-se de uma acção que teve lugar num espaço comercial de grande projecção no retalho espanhol.
 
Esta prova destinou-se essencialmente a alunos da Escola de Vinhos de Valência, a jornalistas e a alguns responsáveis do El Corte Inglês, contando ainda com convidados institucionais, como o Vice-presidente da Federação Espanhola de Hotelaria e Restauração, num total de 35 pessoas. A prova foi conduzida pelo Enólogo Madeirense Engº Juan Teixeira, que apresentou quatro tipos de Vinho Madeira: o Blandy’s Malmsey Harvest 2004, da Blandy’s Madeira; o Verdelho 15 anos, da empresa Henriques & Henriques; o Meio Doce 15 Anos de Pereira D’Oliveira e um Sercial 10 Anos da Justino’s Madeira Wines. O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP fez-se representar, nesta acção por João Nunes, Vogal do Conselho Directivo.
 
O evento decorreu, também, da excelente aceitação do Vinho Madeira no mercado espanhol, tendo-se verificado um grande interesse para com este produto nas duas acções de Promoção que se realizaram naquele país em 2010. No ano passado algumas empresas, com o apoio do IVBAM, estiveram presentes na Feira Vinoble, que acontece na zona de Jerez de La Frontera e posteriormente foi lançado o repto por parte da Associação de Sommeliers de Madrid, para que o Vinho Madeira estivesse em prova naquela cidade, tendo o evento acontecido no mês de Junho.
 
Esta acção de promoção integrou-se no Plano de Promocional do Vinho Madeira e será co-financiada em cerca de 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
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