Workshop Vinho Madeira dirigido a profissionais de Hotelaria

 

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM) promoverá mais duas edições de um Workshop sob a temática de Vinho Madeira, Vinho Madeirense e Vinho Terras Madeirenses, que terão lugar nos dias 23, 24 e 25 de Novembro entre as 9.00 e as 18.00, na Escola Hoteleira da Madeira.
 
Esta iniciativa insere-se no âmbito do Plano Promocional do Vinho Madeira e tem como principal objectivo, dotar os cerca de 50 participantes com conhecimentos teóricos sobre a Região Vitivinícola da Madeira, mas também com conhecimentos práticos sobre os Vinhos que se produzem na Região, com particular enfoque no Vinho Madeira. Nestes workshops participam colaboradores de alguns hotéis do parque hoteleiro regional, nomeadamente, Choupana Hills, Reid’s, The Vine, Charming Hotels, Tivoli, Savoy, Casa Velha do Palheiro e Porto Mare.
 
Serão abordados, entre outros, temas relacionados com os vários estilos do Vinho, o seu serviço, e ainda exercícios práticos com vista a explicar os fundamentos do “casamento” do vinho com a comida. Ao longo desta formação serão provados 27 vinhos produzidos na Região (conforme tabela anexa) e serão ainda, visitadas as unidades produtivas de duas empresas do sector.
 
Estes Workshops têm, também, o apoio do sector empresarial que corrobora a necessidade de informar e/ou formar os profissionais que são os prescritores por excelência deste produto regional.
 
Tal como outros sectores da economia regional o sector do Vinho Madeira tem feito um grande esforço de modernidade sem se dissociar da tradição. Esta modernização vai desde a implementação de novas e modernas infra-estruturas, com a introdução de grandes avanços nos processos produtivos, até à inovação nos estilos dos Vinhos que se vão adaptando aos novos hábitos de consumo.
Refira-se que esta iniciativa éco-financiada em cerca de 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir