Vinho Madeira promovido esta semana no Japão

 

No seguimento da estratégia de internacionalização e consolidação da marca Vinho da Madeira, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM), em conjunto com as empresas produtoras de Vinho Madeira, realiza, esta semana, mais uma ronda de provas dirigidas a profissionais do mercado nipónico, nomeadamente em Tóquio e Osaka.
 
A coordenar esta acção e em representação do IVBAM estará a sua Presidente Paula Cabaço, acompanhada pelo reconhecido enólogo madeirense Ricardo Diogo.
As cinco empresas de Vinho Madeira que se fazem representar neste evento, pelos seus sócios e/ou importadores locais são as seguintes: Madeira Wine Company, SA; Vinhos Barbeito-Madeira, Lda.; Pereira D’ Oliveira - Vinhos, Lda; Henriques & Henriques; Justino’s Madeira Wines e HMBorges.
 
Assim, amanhã dia 9 de Novembro, entre as 13h00 e as 14h15, a abertura desta acção promocional do Vinho Madeira no Japão será feita em Tóquio, com a realização de um master-class sobre vinho Madeira, que incluirá uma prova comentada, na qual serão provados 6 vinhos das empresas participantes. Esta prova, para cerca de 40 convidados, subordinada ao tema “Madeira Blend’s”, terá lugar no prestigiado Ritz Carlton Hotel e será conduzida pelo enólogo Ricardo Diogo.
 
Pelas 14h30, no mesmo hotel e em sala contígua terá lugar a Prova Aberta, dirigida a um leque mais alargado de convidados, onde cerca de 120 pessoas do sector vínico japonês, terão a oportunidade de provar cerca de 50 Vinhos Madeira de diferentes idades e tipos.
 
O dia terminará com um cocktail vínico em casa do Sr. Embaixador de Portugal no Japão, dirigido a jornalistas da especialidade e relevantes importadores locais, no qual o Vinho Madeira será a bebida de eleição.
 
No dia 11 de Novembro, no Hilton Osaka Hotel, situado no coração da cidade de Osaka, terá lugar, pelas 13h00, um masterclass sobre Vinho Madeira, ao qual se seguirá uma prova aberta ente as 14h00 e as 17h00. Estas acções serão realizadas em moldes semelhantes às provas de Tóquio.
 
Estas acções, para as quais se prevê uma grande adesão, dirigem-se ao meio jornalístico da especialidade, importadores, escanções e sommeliers, bem como pessoas de reconhecida valência na área dos vinhos, sendo a presença confirmada por convite personalizado.
 
Esta aposta promocional no Japão prende-se com a importância deste mercado em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo um mercado com valor acrescentado por litro superior à média.
 
Nos últimos anos, o mercado Japonês tem sido o quarto mercado de exportação de Vinho Madeira, tendo em 2009, registado um volume de exportação de 219.983 litros, o que representou um rendimento bruto de € 1.132.860,00.
 
Todas estas acções inserem-se no Projecto “Plano Promocional de Vinho Madeira”, co-financiado em 70% fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir