Vinho Madeira nos EUA

No passado dia 10 de Junho, a bordo do Navio-Escola Sagres, ancorado no Porto de San Diego - EUA, durante a Recepção da Comemoração Oficial do dia de Portugal que ali decorreu, o senhor Embaixador de Portugal nos EUA, João de Vallera, fez um brinde com Vinho Madeira que foi acompanhado por mais de 300 convidados oficiais.

 

Este é mais um exemplo da permanente presença do Vinho Madeira naquele mercado, manifestado naturalmente nos consumos, mas também na comunicação e informação que vai circulando em meios diversos, por toda a nação.

 

Refira-se que apesar de alguma instabilidade verificada nas exportações de Vinho Madeira nos últimos dois anos, essencialmente derivada pela crise financeira e económica norte-americana, esta tendência começa a dar fortes sinais de inversão e, nos primeiros meses deste ano, o mercado dos EUA está a ter um comportamento muito positivo, assistindo-se, quando comparado com o ano 2009, a um considerável aumento das quantidades e valores comercializados. 

 

A aposta do sector público e privado, em termos promocionais no mercado norte-americano, tem sido uma constante no âmbito das acções de internacionalização deste sector, especialmente de há cerca de 3 anos a esta parte. Depois de uma prova realizada em Abril passado em Washington, no âmbito do lançamento do livro “Oceans Of Wine”, de autoria de um historiador norte-americano, que versa sobre as ligações históricas e comerciais do Vinho Madeira ao mercado norte -americano, na próxima semana terão lugar três eventos de carácter promocional e informativo nos Estados Unidos.

 

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM) e cinco empresas produtoras de Vinho Madeira estarão uma vez mais naquele mercado com acções promocionais, desta fez para realizar duas provas profissionais, uma em Nova York, no dia 22 de Junho e outra em S. Francisco no dia 24 de Junho.

Estas provas profissionais dirigem-se essencialmente a profissionais constituído por importadores, distribuidores, jornalistas, sommeliers e outros potenciais líderes de opinião. A uma semana dos eventos, estão já confirmadas cerca de 100 pessoas em cada acção, com natural tendência para aumento de confirmações ao longo desta semana.
 
Nestes eventos os participantes terão oportunidade de provar mais de 30 tipos de Madeiras diferentes, das empresas a Justino’s – Madeira Wines, Henriques & Henriques, Blandy’s Madeira, Vinhos Barbeito (Madeira), e Pereira d’Oliveira.
 
 
O IVBAM far-se-á representar nestas acções por Paula Cabaço, Presidente do Conselho Directivo e Rita Galvão, Chefe de Divisão da Promoção.
 
No âmbito destas provas está ainda prevista a realização de dois seminários dirigidos a cerca de 30 profissionais cada, sob o tema ”The Art of Madeira Blends”, onde para além de uma apresentação da Região Demarcada da Madeira, será feita uma prova orientada de um vinho de cada uma das empresas presentes. Este tema é resultado de uma visão partilhada pelo sector, no sentido de neste ano, dar a conhecer e reforçar a imagem de qualidade crescente dos vinhos de lote que vêem sendo produzidos na Região.
 
 
Estes seminários serão apresentados por profissionais de elevada reputação no mundo dos vinhos norte-americano, em S. Francisco pelo prestigiado Wine Writer e sommelier Anthony Blue Dias, também uma das personalidades mais influentes nos meios de comunicação social relacionada das áreas de Vinhos e gastronomia dos EUA. Em Nova York a prova será conduzida por Robin Kelly O'Connor, que para além de uma carreira de destaque no sector é wine educator, tendo já sido Presidente da Sociedade de Wine Educators.
Em paralelo a estas acções será ainda realizado um master class numa das mais prestigiadas escolas de hotelaria e similares, dos EUA, em Nova York – o French Culinary Institute – orientado para os alunos da escola, que são um público-alvo a considerar a médio prazo, como futuro prescritor de grande influência. Esta estratégia de formação/sensibilização, é de resto uma aposta que vem sendo integrada no plano estratégico de promoção do Vinho Madeira do IVBAM, válida tanto no mercado regional como para os mercados internacionais, onde existe um excelente acolhimento destas iniciativas por parte daqueles estabelecimentos de ensino.
 
Refira-se que o mercado Americano é o quinto em volume de negócio para o sector do Vinho Madeira, tendo registado em 2009 uma exportação de 135.779,75 litros equivalente a um valor total de 824.715,72€.
 

A participação nestes eventos é co-financiada em cerca de 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

  • Imprimir