Última semana de Abril recheada de eventos promocionais do Vinho Madeira

 

Na última semana do mês de Abril, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) em colaboração com as empresas produtoras/exportadoras de Vinho Madeira, realizou três importantes acções de promoção do Vinho Madeira a nível internacional.
O Continente Americano foi alvo de duas dessas acções, a sul realizou-se uma acção no Brasil, a Feira Expovinis, e a norte uma acção em Washington no âmbito do lançamento do Livro Oceans of Wine. A Madeira, por sua vez, foi palco internacional de uma prova excepcional de Vinho Madeira, contando com a presença de conceituados jornalistas a nível mundial da área dos vinhos.
A presença do Vinho Madeira na feira Expovinis, que decorreu em São Paulo, entre os dias 27 e 29 de Abril, foi um sucesso, registando grande afluência e intensidade de provas dadas aos visitantes.
   expovinis1             expovinis2
No segundo dia deste certame realizou-se um seminário sobre o tema “Madeira Blend’s” conduzido pelo Engº.Eduardo Freitas, Chefe da Câmara de Provadores do IVBAM. O seminário, que incluiu provas de Vinhos Madeira das 5 empresas presentes na Feira, suscitou muito interesse nos convidados presentes que tiveram assim oportunidade de conhecer e aprofundar os seus conhecimentos sobre o Vinho Madeira.
Nesta feira, considerada o maior evento do género na América Latina, o Vinho Madeira viu, uma vez mais, a sua qualidade ser reconhecida ao conquistar o primeiro lugar no Concurso Top Ten dos Vinhos presentes na Expovinis, na categoria de Vinhos fortificados, com o Vinho Madeira Justino’s Colheita 1995.
O Júri deste concurso, composto por especialistas Brasileiros e Internacionais de Vinho, efectuou uma prova cega a mais de 160 vinhos de todo o mundo e foi unânime na escolha do Vinho Madeira como o primeiro na sua categoria.
Este facto vem mais uma vez revelar o enorme potencial do Vinho Madeira do ponto de visita do consumidor, desde que este venha a ter contacto com este vinho.
 
No dia 29 de Abril teve lugar, na residência do Embaixador de Portugal da capital norte americana, o lançamento do livro “Oceans of Wine”. A obra do autor, David Hanckok, um professor catedrático norte-americano, versa exclusivamente sobre o Vinho Madeira, particularmente sobre as suas redes de comercialização entre os anos 1640 e 1815. A perspectiva dada pelo autor sobre a importância do Vinho Madeira, como um produto precursor de uma nova dinâmica de comercialização supra imperial no Atlântico, enaltece ainda mais este produto, emblemático da Ilha da Madeira, que como poucos, tão cedo circum-navegou mundo, chegando a todos os continentes. Ao longo do seu discurso, por mais de uma vez o autor referiu-se ao Vinho Madeira como “o Vinho dos Estados Unidos da América”.
 
  livro_oceans_wine      livro_oceans_wine
 
A abertura do evento foi feita pelo Senhor Embaixador Carlos Vallera, que aproveitou a ocasião para lançar um desafio aos americanos presentes neste evento, não só para apreciarem o Vinho Madeira, mas também para visitarem a ilha sobre a qual teceu grandes elogios, nomeadamente sobre a capacidade de recuperação dos recentes temporais, sendo hoje, como sempre a caracterizou, um destino turístico de excelência. Ainda na cerimónia de abertura a Presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP fez uma apresentação da Região, traçando o panorama actual de um sector que se soube renovar, fazendo uma aposta na qualidade que permite a continuidade no mercado e com um posicionamento de prestígio, de um produto com mais de 500 anos de história.
O evento contou com uma exposição de fotografia de Vinho Madeira e Bordado Madeira e ainda com a exposição de algumas peças de Bordado que foram muito admiradas, principalmente pelo público feminino presente no lançamento deste livro que culminou com a realização de uma prova de Vinho Madeira.
 
Na Madeira, no dia 27 de Abril, uma prova excepcional de Vinho Madeira teve lugar no Restaurante Villa Cipriani. Desta prova fizeram parte 43 vinhos Madeira, desde os 10 anos de idade recuando até 1795.
 A organização desta prova deveu-se a uma parceria entre o Grupo Madas – The Madeira Collection e as empresas de Vinho Madeira: Vinhos Barbeito, Pereira d’Oliveira e Madeira Wine Company. Considerando a importância do mercado belga, a relevância desta prova e a cobertura mediática associada à mesma, com particular destaque para jornalistas de renome na área dos vinhos, o IVBAM fez questão de apoiar esta iniciativa, nomeadamente na deslocação dos jornalistas.
 
   Neil Morgan     tasting pannel
 
De referir que entre a equipa de televisão belga e os jornalistas convidados, fizeram parte  as conceituadas jornalistas e críticas de vinhos Jancis Robinson e Julia Harding, assim como o escritor Neil Martin do "Wine Journal".
A realização/participação nestes três eventos foico-financiada em cerca de 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir