Wiener Sommelierverein – Prova no „Augustinerkeller“ em Viena

 

A Directora do Escritório da Aicep em Viena,  Ana Isabel Douglas e o Prof. Dr. Walter Kutscher, Vicepresidente da Wiener Sommelierverein ( Associação dos Escanções de Viena) foram os anfitriões desta prova invulgar, na qual tomaram parte 20 escanções diplomados e membros desta Associação.
 
Na primeira parte foram provados 12 Vinhos do Porto de todas as qualidades e estilos.
A segunda parte foi dedicada aos Vinhos da Madeira, organizada em colaboração com a Dra. Maria Luise Stangl, conhecedora consagrada do vinho da Madeira, enóloga diplomada e membro da Confraria do Vinho da Madeira. Os 11 vinhos em prova foram disponibilizados não só pelos importadores Derksen ((Justino’s Madeira Wines) e Kuranda KEG (Henriques & Henriques) como também directamente pelos produtores /exportadores
(Vinhos Barbeito, Madeira Wine Company e Justinos’s Madeira Wines). A Directora do Escritório da Aicep em Viena distribuiu pelos participantes ampla documentação informativa do IVBAM, completada por brochuras dos produtores e uma miniatura de Vinho da Madeira.
 
Depois de uma apresentação teórica sobre o vinho da Madeira ( castas, estilos, qualidades do vinho e notas históricas e geográficas) a Dra. Maria Luise Stangl comentou cada um dos vinhos em prova dando conselhos sobre como servir o vinho e suas combinações ideais com especialidades gastronómicas. Foram provados vinhos com 5 e 10 anos, tanto de castas puras como os provenientes da uva Tinta Negra Mole, em todos os estilos de seco a doce, quatro Colheitas dos anos 1996 a 2001. A coroação da prova foi um Broadbent Terrantez Old Reserve com cerca de 50 anos, generosamente disponibilizado pela Justino’s Madeira Wines.
 
Os participantes, todos escanções diplomados e líderes de opinião no sector de vinhos e gastronomia, muitos com importantes funções em empresas de gastronomia famosas em Viena e arredores , mostraram-se entusiasmados com a qualidade dos vinhos apresentados, tendo feito perguntas muito interessantes, respondidas pela Dra. Maria Stangl e enviaram comentários também muito positivos (v. Anexo). E no final, em agradável convívio surgiu o desejo de organizar uma visita de estudo à Madeira para os membros da Associação ao que a Dra. Maria Stangl disponibilizou imediatamente todo o seu apoio.
Foi, no seu conjunto, um evento muito bem sucedido.
 
Graz, 16.3.2010
Dr. Maria Stangl
  • Imprimir