Vinho Madeira na BTL

        O Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP, (IVBAM) vai estar presente, na próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza entre os próximos dias de 13 a 17 de Janeiro. Esta participação decorre de uma parceria entre o IVBAM e a Secretaria Regional do Turismo e Transportes.

Esta iniciativa visa mostrar a importância e a qualidade dos produtos tradicionais da Madeira, de excelência - Vinho e Bordado - como parte integrante do destino Turístico Madeira.
O espaço do IVBAM está integrado no stand da Madeira, sendo completamente dedicado aos produtos tradicionais da Região, onde estarão representados o Vinho Madeira, Bordado Madeira e outros produtos regionais como as broas e bolo de mel e licores regionais.
A comitiva do IVBAM presente neste evento é constituída por Paula Cabaço, Presidente do Conselho Directivo, Barbara Spinola, da Divisão de Promoção e Manuel Cerqueira, Membro da Câmara de Provadores do Vinho Madeira.
Ao longo dos 5 dias de feira serão oferecidas provas de Vinho Madeira aos visitantes e será distribuído material de divulgação dos dois produtos mais representativos da economia tradicional da Região (Vinho e Bordado Madeira).
Para as provas de vinhos contribuíram as empresas produtoras de Vinho Madeira: Madeira Wine Company, SA; Justino’s Madeira Wines, SA; Henriques & Henriques – Vinhos SA; Pereira de Oliveira, Lda; Vinhos Barbeito Lda; H.M. Borges Sucurs, Lda, e J. Faria e Filhos, Lda. Para o Jantar, do dia 13 de Janeiro, oferecido pela Direcção Regional de Turismo para profissionais do sector turístico, o IVBAM apoiou com Vinho Madeira.
De realçar que no dia 13, pelas 17h00, no bar principal do stand da Madeira, será realizada uma apresentação sobre o Vinho Madeira com prova comentada e foodmatching, onde será apresentado um painel de 5 Vinhos Madeira. O orador desta apresentação será o Sr. Americo Pereira, profundo conhecedor do sector do Vinho Madeira.
O Vinho Madeira tem uma impressionante notoriedade internacional, provavelmente superior ao nome da própria ilha. Um fenómeno histórico que reflecte a pertinência das acções promocionais conjuntas entre este produto e a promoção do destino Madeira, com proveitos óbvios para ambos os sectores.
Em termos económicos o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou em 2009 cerca de 228.509,68 euros, traduzindo-se em 36.443,25 litros.
  • Imprimir