Briefing Campanha de Natal de Fim de Ano Vinho Madeira e Bordado Madeira 2009

 

CAMPANHA VINHO MADEIRA
1. Objectivos
- Posicionar o Vinho Madeira associando-o a um estilo de vida madeirense requintado e festivo;
- Sugerir a oferta de vinho Madeira durante a época Natalícia;
- Aumentar consumo durante a época Natalícia e de Fim de ano.
 
2. Público-alvo
- Madeirenses de uma faixa etária a partir dos 30 anos;
- Turistas nacionais e estrangeiros.
 
CAMPANHA DE NATAL
3. Mensagem – Campanha Natal
A mensagem da campanha está implícita no contexto de toda a imagem que mostra um Natal requintado passado num contexto verdadeiramente madeirense onde todos os elementos remetem para detalhes de um romantismo tradicional e regional passado num jardim de pedra rolada de uma quinta madeirense, tendo como fundo o anfiteatro do Funchal e o reconhecível perfil da encosta do Garajau. O mobiliário de jardim em vime, as roupas formais, mas adaptadas a um Natal passado em clima ameno, característico desta ilha, a utilização do Bordado Madeira na mesa utilizada para tomar um Madeira a acompanhar o café, após o almoço de Natal, enquadram esse romantismo. Os personagens simulam um relacionamento de proximidade onde é manifesta a cumplicidade própria de momentos de Natal, entre família e amigos.
 
Slogan português: Momentos autênticos de Natal – Reforça a mensagem que se subentende na fotografia, revelando o Vinho Madeira (também este associado à autenticidade) como patrocinador de momentos verdadeiros de Natal, ao evocar subliminarmente relações verdadeiras e associando-as a um estilo de vida e momentos de requinte.
Slogan Inglês: A real Madeiran Christmas – Reforça a mensagem implícita de mostrar aos visitantes como é passado um Natal tradicional madeirense num registo requintado e romântico onde a presença do Vinho Madeira é obrigatório.
 
CAMPANHA DE FIM DE ANO
4. Mensagem - Campanha Fim-de-ano
 
A imagem e mensagem desta campanha são muito directas, tratando-se de um brinde de ano novo com Vinho Madeira. Os conceitos de glamour e sofisticação pretendem reforçar a associação do Vinho Madeira a momentos festivos dessa natureza.
O brinde com Vinho Madeira enaltece a alegria e bem estar do casal representado na fotografia, associando-o ao produto, mas é paralelamente um gesto de simpatia e cortesia do sector do Vinho Madeira que desta forma deseja um Feliz Ano Novo a madeirenses e visitantes.
Slogan - Feliz Ano Novo
Slogan - Happy New Year
  
Meios utilizados
- Redes de mupis no Funchal e em todas as Câmaras Municipais da Região;
- Inserções na imprensa;
- Acção de Merchandising Chegadas do Aeroporto Internacional Funchal e Porto do Funchal;
- Mailing Natal (postal).
 
            Promotoras Aeroporto e Porto Funchal
Esta acção orientada para o público constituído por turistas que visitam a Região decorrerá entre os dias 28 e 31 de Dezembro. Na zona das Chegadas do Aeroporto Internacional do Funchal, junto à exposição Vinho e Bordado Madeira que está patente no Aeroporto desde Maio do corrente ano, terá lugar uma recepção de boas vindas, durante a qual os visitantes poderão degustar um Vinho Madeira. Serão igualmente distribuídos postais de fim de ano, contendo uma breve informação sobre o Vinho Madeira e algumas sugestões sobre boas combinações e experimentar, bem como brochuras sobre o Bordado Madeira.
Durante o mesmo período será distribuído o mesmo material promocional junto dos aos cruzeiros que chegam ao Porto Funchal.
 
Orçamento das Campanhas
As duas campanhas, do Vinho Madeira e do Bordado Madeira estão orçadas em cerca de 40.000,00€ e enquadram-se nos projectos Promocionais do Vinho e do Bordado Madeira, respectivamente co-financiadas em 80% pelo Projecto Intervir+.
 
Em termos de consumo de Vinho Madeira no mercado regional, o total consumido é de cerca de 531.304,25 litros, representando cerca de 3.831.450,42 euros. O mercado regional representa cerca de 16% do total de consumo de Vinho Madeira, assumindo-se como um mercado muito importante para o produto, assim como, é o produto tradicional que maior expressão tem na economia regional.
 
             LANÇAMENTO NEWSLETTER
O projecto da Newsletter tem duas vertentes assentes nos dois suportes através dos quais ela chegará aos variados públicos: uma versão impressa e uma versão online. A versão impressa será enviada para uma base de dados regional e colocada em zonas públicas tais como lobbies de hotel, postos de turismo, entre outros.
 
Objectivo: Criação de uma Newsletter semestral com conteúdos abrangentes e diversificados, com diferentes níveis de profundidade, que promovam uma imagem actual e de qualidade do Vinho da Madeira, do Bordado e do Artesanato regional
 
Público-Alvo:
- Consumidor final do mercado regional, nacional e internacional
- Profissionais do mercado regional, nacional e internacional
 
Mercados alvo da Newsletter Vinho Madeira
- Madeira, Inglaterra, EUA, Alemanha, Áustria, França, Polónia, Canadá, Brasil;
 
Os mercados internacionais terão acesso à Newsletter através dos sites www.vinhomadeira.pt e www.bordadomadeira.pt onde haverá a possibilidade de inscrição ou através do seu envio directo para as bases e dados de profissionais que o IVBAM actualmente possui daqueles mercado onde tem implementado acções promocionais.
 
 
             FILME PROMOCIONAL VINHO MADEIRA
O novo filme promocional sobre o Vinho Madeira tem uma duração de 4 minutos e foi realizado com o objectivo de ser utilizado nas variadas acções promocionais implementadas pelo IVBAM e pelo sector do Vinho Madeira, nomeadamente na Provas que se realizam nos mercados alvo, bem como nas Feiras em que marcamos presença. Poderá ser visualizado no site Vinho Madeira www.vinhomadeira.pt , e nas páginas das redes sociais http://www.facebook.com/advertising/?pages#/profile.php?ref=profile&id=100000449493574
 
 
  • Imprimir