Promoção de Vinho Madeira em Hamburgo, Varsóvia e Praga

 

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, do Bordado, e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM) em parceria com as Empresas Exportadoras de Vinho Madeira e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), inicia, entre 5 e 9 de Outubro,  um périplo de Provas Profissionais de Vinho Madeira em três cidades europeias: Hamburgo, Varsóvia e Praga.
Em todas as provas estarão presentes dois representantes do IVBAM, João Nunes Vogal do Conselho Directivo, e Nadia Meroni, Chefe de Divisão de Criação Artística. Ao nível das empresas produtoras/exportadoras de Vinho Madeira, far-se-ão representar 5 empresas a saber: Madeira Wine Company, SA; Vinhos Barbeito (Madeira), Lda; Justino Madeira Wines, SA.; Henriques & Henriques, Vinhos, SA. e H.M. Borges, Sucrs. Lda.

 

 

Em Hamburgo a acção decorreu no dia 5 de Outubro no conhecido Hotel Grand Elysee Hamburg, onde foi promovida entre as 14h00 e as 15h00, uma prova comentada, com um painel de 10 vinhos Madeira apresentados por Michael Pleitgen, que é o General Manager da Wine Espirit Education Trust (WSET), para uma plateia de 50 convidados. Esta acção é direccionada ao segmento de profissionais. Seguiu-se  entre as 15h00 e as 20h a Prova Aberta, dirigida a todos os profissionais e líderes de opinião. No decorrer da Prova Aberta os convidados tiveram oportunidade de experimentar diversas opções gastronómicas e combiná-las com os vinhos Madeira.

 

As provas em Varsóvia e Praga seguirão os moldes da prova de Hamburgo, sendo que em Varsóvia será no dia 7 de Outubro no Westin Hotel e em Praga, no dia 8 de Outubro, no Hotel Kempinski Hybernska, ambos os espaços considerados de grande prestigio. O comentador destas provas é o Sr. Américo Pereira, profundo conhecedor do sector do Vinho da Madeira.

 

 
Até ao final da sexta-feira passada, dia 02 de Outubro, já se encontravam inscritas para as várias acções a cerca de 300 profissionais, entre os quais se incluem distribuidores, canal horeca, profissionais do sector, jornalistas da área, importadores, escanções, membros de clubes de vinhos.

 

 
Em termos de exportações, o mercado alemão, em 2008, representou 10,67% do total de Vinho Madeira comercializado (364.653,85 litros), o que equivale a 1.213.147,91 Euros. Em valor foi o quinto mercado mais importante para o Vinho Madeira, logo depois do mercado Francês, Inglês, Americano e Português.

 

 
No que se refere às exportações para os mercados polaco e checo os valores são ainda muito incipientes mas atendendo ao potencial de desenvolvimento destes mercados será feita esta primeira aposta promocional que se considera importante para a conquista de novos mercados e novos consumidores, fomentando assim novas oportunidades de negócio.

 

 
Todas estas acções inserem-se no Projecto “Plano Promocional de Vinho Madeira”, co-financiado em 70% fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

 

 
  • Imprimir