Vinho Madeira presente na Feira Vinexpo Bordéus 2009

 

No âmbito da estratégia de internacionalização e consolidação da marca Vinho da Madeira, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM), em conjunto com as empresas exportadoras do Vinho Madeira estará, uma vez mais, presente na Feira bienal Vinexpo que se realiza em Bordéus entre os dias 21 e 25 de Junho 2009.

A representação do sector do Vinho Madeira estará integrada no espaço Português organizado pela Viniportugal, e contará com um stand 27 m2, nos quais estarão representados os vinhos das empresas regionais exportadoras. Numa estratégia de reforçar os contactos já existentes e aliciar potenciais importadores a nível mundial, quatro empresas far-se-ão representar, com um balcão próprio, sendo elas: Justino Henriques, Filhos, Lda., Madeira Wine Company, S.A., Henriques & Henriques – Vinhos S.A. e Vinhos Barbeito (Madeira), Lda.

Para além dos representantes das empresas, o IVBAM far-se-á representar por Paulo Rodrigues, Presidente do Conselho Directivo, e Rita Galvão, Chefe de Divisão da Promoção.

Considerada uma das feiras mais importantes para o sector a nível mundial, a Vinexpo, dirigida somente a profissionais, terá representantes de países como a China, Canadá, Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão. Este ano, a feira conta com a participação de mais de 2500 expositores de 45 países, dos quais participam pela primeira vez a Índia, o Brasil, a Bielo-Rússia e as Ilhas Maurícias, com vinhos e bebidas espirituosas de todo o mundo.

O stand do Vinho Madeira, integrado no espaço Português organizado pela Viniportugal, contará com 27 m2 nos quais estarão representados os vinhos das empresas regionais exportadoras de Vinho Madeira. Numa estratégia de reforçar os contactos já existentes e aliciar potenciais importadores a nível mundial, quatro empresas far-se-ão representar, com um balcão próprio, sendo elas: Justino Henriques, Filhos, Lda., Madeira Wine Company, S.A., Henriques & Henriques – Vinhos S.A. e Vinhos Barbeito (Madeira), Lda.

Para além dos representantes das empresas, o IVBAM far-se-á representar por Paulo Rodrigues, Presidente do Conselho Directivo, e Rita Galvão, Chefe de Divisão da Promoção.

Dados Estatísticos

Em termos comerciais, o mercado francês encontra-se na 1ª posição na balança de exportação do Vinho da Madeira. No ano 2008, o volume de comercialização de Vinho Madeira representou, para este mercado, cerca de 35% (1.175.939 litros), equivalendo a 3.425.369,11 Euros, ou seja, 22% do valor total exportado. O Madeira, doce é o vinho mais consumido em França, representando cerca de 419.299 litros, seguindo-se o Madeira meio seco, meio doce e seco.

Financiamento

O custo total desta acção é de cerca de 12.000,00€ co-financiado em cerca de 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

  • Imprimir