Vinho Madeira Encerra Semana Promocional no Canadá e Estados Unidos da América

Terminaram ontem pelas 24:00 horas os eventos promocionais Vinho Madeira no Canadá e Estados Unidos da América agendados para este ano de 2009.

Estes eventos iniciaram-se no Canadá em Montreal no dia 8, seguindo-se Toronto no dia 10. Já nos Estados Unidos da América a primeira acção de correu em Boston no dia 12 encerrando-se o programa na cidade de São Francisco no dia 15.

Em todas as acções a afluência correspondeu às expectativas podendo-se afirmar que os objectivos propostos foram atingidos, isto é, de se conseguir atingir o maior número possível de presenças entre jornalistas do sector, escanções, importadores, proprietários de restaurantes e lojas de vinhos.

No Canadá o formato das acções compreendeu um almoço inteiramente realizado com o Vinho Madeira seguindo-se uma prova aberta para os convidados, tendo-se no conjunto das duas acções atingido cerca de 90 presenças nas refeições temáticas e mais de 200 nas provas abertas.

Já nos Estados Unidos da América, em Boston iniciou-se a acção com uma prova profissional tutorada por Ricardo Diogo, enólogo convidado Vinho Madeira, a que se seguiu um almoço temático. No final do dia, a partir das 21:00 horas, decorreu uma prova “after hours” até às 24:00 horas que contou com mais de 90 presenças de pessoas ligadas ao negócio dos vinhos. O horário desta prova pretendeu adaptar-se o melhor possível aos horários e disponibilidades das pessoas que interessam ao sector, que assim puderam depois do seu horário normal de trabalho provar Madeiras e discutir as suas diferentes possibilidades com os representantes da empresas Madeirenses que integraram a comitiva.

em São Francisco optou-se novamente por uma refeição inteiramente acompanhada por Vinho Madeira que decorreu num dos melhores restaurantes desta cidade. A sala ficou completamente cheia (aproximadamente 45 convidados) sendo opinião dos importadores locais que a qualidade dos presentes não poderia ser melhor. A acção promocional nesta cidade continuou no final do dia (das 20:00 horas às 24:00 horas) com uma prova “after hours” extremamente concorrida (mais de 130 presenças) que por todos foi julgada como muito positiva.

No final os representantes das empresas Madeirenses bem como os seus importadores nos dois países assumem que é fundamental continuar a fazer este tipo de acções, concluindo que será uma das formas mais importantes de conseguir maior notoriedade no Vinho Madeira nos dois mercados, quer através das provas directas, quer através da cada vez mais importante ligação do Vinho Madeira com as especialidades gastronómicas locais.

 

A Importância do Mercado Norte Americano

 

Esta aposta promocional nos EUA e Canada, prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo mercados com valor acrescentado por litro superior à média.:

- Os EUA, representaram em 2008 um volume de 152.818,00 litros – cerca de 5% do total e um valor de 1.259.165,10 €– cerca de 9% do total;

- O Canada, representou em 2008 um volume de 37.389,00 litros -cerca de 2% do total e um valor de 291.687,93 €– cerca de 2% do total;

 

Fontes de Financiamento

 

Estas acções promocionais enquadram-se em termos de financiamento no Projecto “Vinho Madeira – Acções de Informação e Promoção a favor de Produtos Agrícolas em Países Terceiros” financiado por Fundos Comunitários (Programa Acções de Informação e Promoção do Vinho Madeira em Países Terceiros) e Nacionais a 70%, sendo os restantes 30% provenientes do 0rçamento da Região Autónoma da Madeira.

  • Imprimir