Promoção de Vinho Madeira em Montreal, Toronto e Boston e S. Francisco

 

 

No âmbito da permanente promoção fundamental para o Vinho Madeira, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM), em conjunto com as empresas produtoras de Vinho Madeira irão realizar, quatro acções promocionais no continente Norte Americano entre os dias 8 e 15 de Junho, duas no Canada e duas nos Estados Unidos da América.
Estas acções promocionais serão compostas por almoços vínicos com Vinho Madeira para um público-alvo restrito, seguidos de provas abertas já com um âmbito de assistências mais alargado.
 
 
A coordenar esta acção e em representação do IVBAM estará o seu Presidente Paulo Rodrigues, acompanhado pelo enólogo convidado Ricardo Diogo Freitas. Este prestigiado enólogomadeirense fará uma apresentação genérica sobre o Vinho Madeira, seguida de prova comentada sobre vinhos seleccionados das várias empresas produtoras, presentes em cada evento.
No Canada estarão representadas 3 empresas produtoras de Vinho Madeira: Madeira Wine Company, SA; Vinhos Justino e Henriques, Filhos, Lda. e Henriques & Henriques, Vinhos, S.A;.
Nos EUA estarão representadas 5 empresas produtoras de Vinho Madeira: Madeira Wine Company, SA; Vinhos Justino e Henriques, Filhos, Lda; Henriques & Henriques, Vinhos, S.A; Vinhos Barbeito-Madeira, Lda. e Pereira D’ Oliveira - Vinhos, Lda.
 
Assim, no dia 8 de Junho, a prova e almoço em Montreal terá lugar no Hotel Nelligan no centro desta cidade. O dia 10 de Junho será reservado à acção em Toronto e realizar-se-á no conceituado restaurante Jacobs & Co. Steakhouse.
Estas acções promocionais em Montreal e Toronto e serão muito semelhantes. Os almoços, realizar-se-ão entre as 12h00 e as 14H00 e incluirão 4 pratos que serão totalmente acompanhados com Vinhos Madeira, sendo sempre comentados por Ricardo Diogo Freitas. Em cada refeição serão servidos 7 vinhos representativos das 3 empresas participantes. Pelas 14h30, terão início as prova abertas, onde estarão em prova um total de cerca de 30 vinhos, uma media de 10 vinhos por empresa.
 
Nos dia 11 e 15 de Junho, a promoção do Vinho Madeira estará direccionada para os profissionais norte americanos.
No dia 11 de Junho, o The Liberty Hotel acolherá as 3 acções promocionais do Vinho Madeira reservadas para a cidade de Boston. Entre as 11h e as 12h00 será feita uma prova comentada, pelo enólogo madeirense, sobre “Colheitas Vinho Madeira”. Pelas 12h30 e as 14h30 terá lugar um almoço volante com combinações gastronómicas acompanhadas de Vinho Madeira. E finalmente entre as 21h00 e as 00h00 haverá uma prova after hours destinada a profissionais do sector, onde estarão à prova cerca de 36 tipos de Vinho Madeira.
São Francisco irá acolher 2 acções promocionais, no prestigiado Restaurante Gary Danko, onde terá lugar um almoço vínico com vários pratos acompanhados com Vinho Madeira, e no Hotel Vitale haverá uma prova after hours, à semelhança de Boston.
 
Estas acções, para as quais se prevê uma grande adesão, dirigem-se ao meio jornalístico da especialidade, importadores, escanções e sommelieres, bem como pessoas de reconhecida valência na área dos vinhos, sendo a presença confirmada por convite personalizado.
 
Esta aposta promocional nos EUA e Canada, prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo mercados com valor acrescentado por litro superior à média.:
- Os EUA, representaram em 2008 um volume de 152.818,00 litros – cerca de 5% do total e um valor de € 1.259.165,10 – cerca de 9% do total;
- O Canada, representou em 2008 um volume de 37.389,00 litros -cerca de 2% do total e um valor de € 291687,93 – cerca de 2% do total;
 
Estas acções promocionais enquadram-se em termos de financiamento no Projecto “Vinho Madeira – Acções de Informação e Promoção a favor de Produtos Agrícolas em Países Terceiros” financiado por Fundos Comunitários (Programa Acções de Informação e Promoção do Vinho Madeira em Países Terceiros) e Nacionais a 70%, sendo os restantes 30% provenientes do 0rçamento da Região Autónoma da Madeira.
 

 

  • Imprimir