Vinho Madeira conquista a Grande Medalha de Ouro e a Medalha de Ouro no Concurso Internacional “Malvasias do Mundo”

 
 

O Vinho Madeira esteve uma vez mais em alta na sua participação recente no Concurso Internacional “Malvasias do Mundo”, que decorreu entre 26 a 30 de Maio na ilha de Palma, em Canárias.
 
O principal prémio do Concurso, a Grand Medalha de Ouro, foi atribuído a um Malvasia de 1933 da empresa Vinhos Justino Henriques, Filhos Lda. Outro Vinho Madeira conquistou, também, a prestigiada Medalha de Ouro, neste caso um Malvasia Blandy´s de 1990, da Madeira Wine Company, SA. Mas a nossa região foi ainda contemplada com mais um prémio, uma medalha de prata, atribuída a um Malvasia de 15 anos da empresa Henriques & Henrqiues, Vinhos, SA.
 
Neste concurso participaram um total de 54 amostras, 1 espumoso, 27 secos, 2 semi doces, e 25 vinhos doces, provenientes do Brasil, Catalunha, Baleares, Croácia, Itália, Portugal (Madeira), e Canárias. O grande número de mostras levou a que numa primeira fase fosse feita uma pré selecção de 11 vinhos de entre os provenientes das Ilhas Canárias, para então numa segunda apreciação, serem atribuídos os prémios finais. Em 11 Malvasias premiados, 3 foram Madeiras!
 
Estes prémios vêem reforçar o reconhecimento internacional, neste caso atestado por especialistas, da qualidade do Vinho da Madeira, uma aposta que tem sido feito pelo sector, no geral, desde os viticultores madeirenses que trabalham em prol da qualidade da uva, passando pela esforço das entidades públicas na regulamentação do sector e na sua promoção e pelas empresas que continuam o seu trabalho permanente de manter e incrementar a fasquia da qualidade.
 
Lembre-se que este concurso decorreu no âmbito do III Simpósio Internacional das Malvasias, onde estiveram presentes experts oriundos de países tão diversos como Espanha, Brasil, Chile, Itália, França, Reino Unido, Alemanha e Eslovénia.
 
 

 

  • Imprimir