Vinho Madeira marcou presença numa das maiores feiras vínicas do Mundo

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM) em conjunto com cinco empresas exportadoras de Vinho Madeira – Henriques & Henriques; Madeira Wine Company; Justino´s Madeira Wines, Caf – Madeira Vintners e Vinhos Barbeito – marcou presença numa das maiores vínicas do mundo – a feira Prowein, que se realizou em Düsseldorf, entre os dias 18 e 20 de Março.
 
À semelhança de outras feiras vínicas, o stand do Vinho Madeira esteve inserido no stand global da Viniportugal – Wines of Portugal, localizado no Hall 10, Stand 10/A42 a 10/C42.
 
No âmbito da participação do Vinho Madeira, nesta importante feira, realizou-se ainda um seminário intitulado “Madeira, a World to Discover”, no dia 19 de Março pelas 12 horas, ministrado pela Dra. Nádia Meroni, Chefe de Divisão do Departamento de Promoção do IVBAM. Neste seminário foi apresentada a Região Demarcada da Madeira, com caraterização das suas especificidades únicas, desde o clima, o solo, o relevo e naturalmente a apresentação das castas que lhe dão origem, após o que realizou-se uma prova comentada de 5 vinhos Madeira das empresas que marcaram presença na Prowein.
 
A ProWein é a maior feira mundial de vinho e bebidas espirituosas, onde se reúnem os profissionais dos sectores vínico e de bebidas espirituosas, com cerca de 6.615 expositores, de 60 países, incluindo as regiões vitivinícolas mais importantes do Mundo. No ano transato, esta feira contou com a visita de cerca de 58.500 profissionais do setor vínico, a grande maioria com cargos intermédios e de topo, provenientes de mais de 130 países e ainda a visita de cerca de 1.500 especialistas do sector vínico, de 46 países.
 
Esta feira é considerada o maior ponto de encontro entre quem vende e quem compra no mercado mundial de vinhos, sendo por isso estrategicamente relevante a presença do Vinho Madeira, com o intuito de potenciar novas oportunidades de negócios num panorama internacional. De referir ainda que a Alemanha é o 3º maior mercado das expedições do Vinho Madeira a nível Comunitário.
 
A participação nesta feira foi cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

  • Imprimir